ANARCB-DX OFICIO N.º 007 ACTIVIDADE CB REGULAMENTO MÊS DE TOMAR 2013
16-02-2013 21:42
ASSOCIAÇÃO NACIONAL AMADORES RÁDIO CB DX DE TOMAR Apartado N.º 2 - 2301 – 909 Tomar, Pessoa Colectiva 507167716 Frequência de Q AP 27.255 Mhz Telfs: 927512795 – 910843343 – 249322200 E-mail: cbradio@sapo.pt Web www.anarcb-dx.com https://www.facebook.com/pages/A-N-A-R-C-B-DX-Tomar
Escritura Pública lavrada no cartório notarial de Tomar no dia 09 / 12 / 2006 e Publicado no Diário da Republica 2ª série – Nº 84 Anuncio (extracto) Nº2274 de 02-05 -2007
Tomar 16/02/2013
Nossa Ref: 0007/ 2013
Assunto: Um breve texto da história da cidade de Tomar, informação e
Regulamento de actividade CB para o Mês de Março de 2013.
A Associação Nacional Amadores Rádio CB DX, sedeada na Cidade de Tomar, com o n.º de pessoa colectiva acima referido, e designada por ANARCB-DX. e com escritura lavrada no cartório notarial de Tomar no passado dia 09 de Dezembro de 2006, e publicado no Diário da Republica 2ª série – Nº 84 Anuncio (extracto) Nº2274 de 02-05 -2007.
Tem o objectivo de desenvolver o espírito amador de Cêbeistas, tentando fomentar o intercâmbio cultural com os demais Clubes e Associações de comunicações de rádio pessoal. A nível Nacional dar apoio no âmbito da cobertura rádio CB, nas matas, nos rios e na rodovia, sempre que sejamos solicitados pelas entidades competentes, nomeadamente, o Serviço Nacional de Protecção Civil.
Ex.º Sr.
Utente e utilizador de CB:
1.Caros colegas amigos e simpatizantes da ANAR CB DX Tomar como é do conhecimento geral a cidade de Tomar comemora mais um aniversário no próximo dia 1 de Março, pelo facto a Câmara Municipal de Tomar apoia esta nossa iniciativa com a cedência de Diplomas para todos os participantes.
2-Tomamos a liberdade de transcrever um excerto da história da cidade de Tomar que passo a citar:
Tomar, cidade de 20 000 habitantes, é a capital política da Comunidade Urbana do Médio Tejo e sede de concelho homónimo com 16 freguesias, 352 kms e 43 000 habitantes. Foi sede das Ordens Militares do Templo e de Cristo.
Com mais de 30 mil anos de fixação humana neste território, Tomar foi fundada por D. Gualdim Pais em 1160.
Sede das Ordens do Templo e de Cristo, teve no Infante D. Henrique um dos responsáveis pelo seu crescimento.
Tomar (elevada à categoria de cidade por alvará de D. Maria II, de 13 de Fevereiro de 1844) comemora no próximo dia 1 de Março os 853 anos da sua fundação (coincidindo com a data de início da construção do Castelo Templário por D. Gualdim Pais, a 1 de Março de 1160). Fim de citação.
3-Depois de um breve comentário sobre o historial da cidade de Tomar, tomo a liberdade de recordar como foi o ano de 2003 citando um texto escrito pelo nosso ilustre colega:
-Considerações feitas, pelo nosso amigo Luís Forra, Estação CB "Dakota Bravo", relativas ao Almoço de Natal de 2003.
-Esperamos também apresentar outras considerações sobre este evento, por parte do Senhor Vítor Reis e do Senhor representante do Governo Civil de Santarém. Tal como previsto, o Senhor Fernando Mourão Gonçalves Seixo, Estação CB "Estrela do Nabão" – Tomar, CQE 8442 - Radioamador CT2IGL, cumpriu o prometido e, mais uma vez, dignificou a Banda do Cidadão ao levar a efeito mais um encontro nacional de CB, considerado por todos os presentes como um êxito absoluto.
-Já que o acontecimento teve lugar no Ribatejo, terra de touros e toureiros, e utilizando a linguagem da "aficion", o Fernando Seixo cortou as duas orelhas e o rabo ao "bicho", deu a volta à arena e saiu da praça em ombros.
-Os 115 (cento e quinze) presentes neste evento, penso que não terão dado seu tempo, nem os seus Euros por mal empregues, em função de tudo o que se passou. Com uma ementa de qualidade e quantidade a baixo custo, toda a gente ficou satisfeita. A sopa de creme de batata com legumes estava quente, saborosa e isenta de fécula.
-O cabrito assado no forno, sem o desagradável sabor a gordura (bedum), era acompanhado com a batata pequena e também assada, ao contrário do que geralmente acontece, pois certos restaurantes têm a mania de acompanharem o assado com batata cozida ou frita. Quando é assim prefiro comer bacalhau cozido. A carne de vaca assada estava uma delícia, com tempero equilibrado, tenra e suculenta. Para terminar, a salada de frutas fugiu à costumeira do enlatado e o bolo era uma delícia.
-O espumante natural estava bem fresco e de qualidade razoável, o que deixou o meu fígado em paz. Como não há bela sem senão...só uma nota menos boa: o vinho servido para acompanhar a refeição era de qualidade duvidosa, o que foi uma pena. Há bom vinho corrente engarrafado a preço aceitável. Num país vinícola como o nosso, é escandaloso que sejamos obrigados (quem quer) a beber tanta zurrapa. Enfim... Depois do repasto, o animador sonoro do evento, Estação Holiday, operador António Vicente, deu como aberta a sessão das intervenções dos oradores de serviço.
- Os dois primeiros oradores, Luís Forra, em representação da Liga para a Defesa da Banda do Cidadão e o Senhor Vítor Reis, em representação da Federação Europeia da Banda do Cidadão, não fugiram à tradição debitando os sempre previsíveis discursos de circunstância, "fenómeno" repetido pelos oradores seguintes, Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais - Tomar e o Senhor representante do Governador Civil de Santarém, respectivamente.
-As coisas são como são, é preciso dizer-se qualquer coisa para não se fugir à tradição e não esquecer a troca de "galhardetes", porque, actualmente, é necessário, e fica sempre bem, cultivar o "politicamente correcto". Vamos ficar atentos aos tempos futuros, pois só faltam três anos para se cumprir a lei.
-Ou seja, depois de 31 de Dezembro de 2006, só se poderá operar em FM. Andam todos esquecidos, adormecidos,
dispersos e a grande maioria dos cebeístas associados em algumas organizações, pensam que, só os comes-e-bebes, "caçadas à raposa" (portadora), contestes, activações e outros eventos lúdicos, é que fortalecem a associação a que pertencem só com a pretensão que contarem "espingardas" para fazer ver ao vizinho que a sua associação é melhor e maior que a do outro. Assim, não se vai a lado nenhum. É urgente e necessário começar a haver uma consciência do que está para vir para cima de nós, e não é nada bom.
-Posso informar, em primeira mão, que a Liga para a Defesa da Banda do Cidadão vai estar bastante activa a partir de 2004, promovendo encontros com TODAS as organizações cebeístas conhecidas e contactos estreitos com o representante em Portugal da Federação Europeia da Banda do Cidadão, para uma eventual aproximação com a ANACOM, tentando saber quais as intenções da tutela em relação a este assunto.
-Nos primeiros meses de 2004, a Liga CB irá arrancar com uma campanha de sensibilização a nível nacional. Estejam atentos.
Depois destes considerandos, continuando com encontro em Tomar, antes de se iniciar a prova da "Caça à Raposa" (portadora), foram entregues alguns prémios e troféus, referentes a actividades realizadas durante o Verão pelo NARCB (Núcleo Amadores de Rádio CB) e pelo Grupo de Expedições Rádio CB de Almada.
-Uma nota curiosa e com algum significado foi a presença de dois representantes da Associação de Radioamadores de Leiria, nas pessoas de CT1ALP, Carlos Pereira e CT1DFJ, Jorge Neto. Seria bom que atitudes destas fossem fomentadas, apesar de todos nós sabermos que, infelizmente, esta foi uma excepção à regra.
-Não podemos esquecer a posição altamente negativa e discriminatória que a direcção Associação de Radioamadores da Beira Alta tomou este Verão, ao recusar uma actividade rádio conjunta de radioamadores e cebeístas.
-Parece que a "peçonha" que é vista em nós, cebeístas, desaparece quando passamos a ter um indicativo de CT, mesmo que seja atribuído de uma forma não muito clara. Coisas... Para concluir, é necessário não esquecer que este encontro foi mesmo de nível nacional, na medida em que estiveram presentes cebeísta e representantes de associações desde o Minho ao Algarve e Açores.
-Visitem o "site" do NARCB em https://www.radiocb.com/narcb para observarem as fotografias e constatarem quem lá esteve. Parabéns ao Fernando Seixo por mais este encontro totalmente organizado e coordenado por ele, esposa (muito doente), filho e nora, e que para o ano, se Deus quiser, seja, se não melhor, pelo menos igual.
São de HOMENS como este que a Banda do Cidadão necessita, o resto é conversa de xáxa.
Luís Forra
Estação CB "Dakota Bravo"
Fim de citação.
4-Gostaríamos que se repetisse esta proeza mas sabemos que os tempos estão dificeis para todos, contudo tudo farei para que 10 anos depois possamos reviver o passado, os tempos são outros é certo, estamos com mais 10 anos e com os mesmos que estiveram presentes já não é possível pois alguns já não estão entre nós e que descansem em paz.
5-Conforme anuncia-mos no nosso ofício nº 6 datado de 09-02-2013 vimos por este meio apresentar o regulamento do exercicio comunicações rádio pessoal designado por “Mês de Tomar 2013”. Assim e desta forma passamos a apresentar o regulamento que transcreve-mos na íntegra.
CONTESTE CB MÊS DE TOMAR 2013
REGULAMENTO
Artigo 1º
1-Esta actividade de C B é organizada pela Associação Nacional Amadores Rádio CB DX de Tomar com o apoio da Câmara Municipal de Tomar e é a 1ª entre várias que realizaremos ao longo do ano de 2013.
2-Como não podia deixar de ser, todas estas iniciativas só serão possíveis com todos os amantes desta modalidade de rádio que nelas participam, embora esta actividade CB seja diferente das actividades habituais, não deixa de ser uma actividade CB.
3-Assim este conteste CB terá início no próximo dia 01 de Março de 2013 e termina no dia 10 do mesmo mês às 24h00.
Artigo 2º
1-Para participar basta ter uma estação de rádio e fazer um contacto com uma estação CB Nacional, ou Internacional. O contacto deve ser registado em Q S L ou postal panorâmico da sua área de residência com a frase slogan e morada bem legível a enviar para a nossa morada que referenciamos no Artigo 5º deste regulamento.
2-Todas as estações C B podem fazer mais do que um contacto se assim o entenderem, e desta forma terão de nos enviar todos os contactos feitos pela sua estação.
3-O diploma será atribuído apenas a quem confirmar via CTT os respectivos contactos e enviar um selo de 0.60€, que não cobre a despesa é apenas um contributo, o envelope e respectivo diploma é suportado pela ANARCB DX.
4-Não aceita-mos confirmações via correio electrónico, pois há alguns anos atrás faziam-se grandes eventos CB sem correio electónico, e é assim que vai ser para quem gosta de fazer rádio CB.
Artigo 3º
Haverá uma frase slogan alusiva ao evento que deve registar na sua Q S L: FRASE = ANARCB DX COM MAIS DE 30 EVENTOS CB 10 ANOS A COMUNICAR, EM 2013 ESTAMOS NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE TOMAR.
Artigo 4º
1-Os contactos podem ser efectuados, exceptuando o canal #9 e #11, em todos os canais permitidos pela legislação em vigor, e nos modos de emissão de AM, FM, USB e LSB.
2-0s Diplomas serão enviados a todas as estações que participarem neste evento num prazo máximo de 30 dias após a recepção da confirmação do respectivo contacto, e vão sendo enviados conforme a recepção da confirmação dos contactos efectuados.
Artigo 5º
1-Todas as confirmações dos contactos feitos pelos participantes, têm que dar entrada, via CTT, até ao dia 29 de Março de 2013 para ANARCB DX - apartado N.º 2 2301 – 909 Tomar.
2-A Associação Nacional Amadores Rádio CB DX de Tomar estará no “ar” sempre que possível durante o período do evento que tem duração de 10 dias.
3-Todas as estações podem contactar com várias estações, desta forma terão de numerar os seus contactos. A estação contactada terá de registar o nº de contacto atribuído, mencionando o nome da estação, nome de operador e morada bem legível.
Artigo6º
1-Os contactos via rádio C B são da exclusiva responsabilidade das estações C B intervenientes neste evento, não precisa ter pressa uma vez que dispõe de 10 dias para fazer um contacto com pelo menos uma estação CB, mas podem ser mais.
2-Faz-se um apelo ao civismo e à compreensão por parte dos participantes deste exercicio CB.
3-Podem pedir qualquer esclarecimento sobre este evento através dos contactos: 910843343 - 927512795 ou via éter.
A Comissão de eventos C B
ANARCB-DX
Fernando Seixo
—————