Na Argentina aumentam os rádio amadores!

27-12-2012 19:10

 

   A família de rádio amadores de San Carlos continua a adicionar membros. Recentemente, 14 pessoas passaram no exame e cinco ascenderam de categoria. Estes românticos da comunicação resgatam o valor da solidariedade com a comunidade num momento em que a tecnologia está avançando a passos largos nessa área. Os rádio amadores em Mendoza contam com cerca de 1.500 membros.
   
   A equipe de profissionais de San Carlos tem um escritório local que funciona e opera ligado ao radioclub Las Heras (LU1MG), que é presidido por Jorge Luis Montero (LU2MJL).
   "Estamos satisfeitos por ter atingido o Vale do Uco para fazer o exame a 14 candidatos, incluindo jovens e mulheres, e outros cinco que conseguiram ascender de categoria. Isto superou as nossas expectativas ", disse Montero.
   O resultado de medidas tomadas pelo Dario Castro (LU4MDC) alcançou um anexo onde Montero disse: "A razão de ser do rádio amador é o ajudar os outros.
 
   Quando hoje a tecnologia de comunicações está bem avançado, mas se há uma quebra de energia, cai tudo. É quando os amadores vão para a linha da frente, e há muitos casos ", disse ele."Senão reparem: Podemos nos comunicar com o mundo, usando um simples rádio e uma bateria de carro", disse ele.
   
   No território de Mendoza, embora actualmente não haverem registos precisos, existem mais de 1.500 amadores.
Em tempos de desastre ou necessidade recorre-se ao radioamadorismo. Estes meios de comunicação românticos não são consideradas velhas nesta área e resgatar a maravilhosa experiência de ser capaz de se conectar com diferentes partes da terra para se divertir e, ao mesmo tempo, proporcionar um serviço que pode salvar vidas.
"O terremoto no Chile e na queda das Torres Gêmeas em Nova York, tudo estava sem comunicações convencionais e lá estão à tona  os rádio amadores", reportou o médico tunuyanino Daniel Fernandez Salário (LU4MCS).
 
   Dario Castro, um veterano rádio amador de São Carlos comentou: "Nos últimos anos tem havido muitas preocupações com as diferentes latitudes do departamento e foi assim que nasceu a iniciativa de formar um grupo. Então nós adicionamos 14 candidatos, que foram preparados ao longo de vários meses e hoje se iniciam nesta actividade tão agradável, responsável e gratificante ", disse ele.
   Quanto aos custos para fazer o exame, o presidente da Las Heras radioclub disse que são mínimos. "Pedimos materiais como o manual de instruções e os custos de serviços públicos para os procedimentos e documentação exigida pela Comissão Nacional de Comunicações (CNC)", disse ele.
   "Nós não fazemos um negócio lucrativo. Trabalhamos no sentido de um efeito multiplicador e de prestar um serviço para a comunidade ", disse ele.
   A gama de equipamentos disponíveis varia muito. Há equipamentos a US $ 300 e outros que estão bem acima dos US $ 30.000, mas para começar, o investimento não é muito caro.
Plataforma de Solidariedade
   Os Rádio Amadores de Mendoza participaram da simulação de Solidariedade sísmica foi realizada em conjunto pelas Forças Armadas da Argentina e do Chile.
Fonte https://eb1hys.blogspot.pt/

—————

Voltar