Rádio all-mode - PEN USB

11-02-2014 10:07

Radio SDR em forma de pen USB visto por dentro

 

 

Modelo MIRICS MSi3101SDR - Se quer nos escutar na faixinhaàs Quintas às 22:00h, escolha este modelo. Este modelo permite escutar desde ondas longas em diante, médias, CB, rádios FM e TV - 150kHz a 1,9GHz ligado a um computador e a uma antena, a venda a partir de 50 euros. Outros modelos que começam a escuta nos 60MHz estão a venda no Ebay e noutros sites a partir dos 10 euros ou menos.
 

A evolução da radioescuta foi grande nos últimos anos. Rádios de arames, válvulas, transístores, integrados PPL, e agora... SDR. Os rádios por Software. Alguns incluem controlo remoto.

 

 

Alguns modelos chegam a ser tão pequenos que são pouco maiores que um rebuçado halls. Na prática o rádio está no computador. A pen de rádio acaba por ser pouco mais que um conversor de RF para digital. Faz lembrar os modems, que convertiam o sinal analógico em digital. Tinham então o nome MOdulator/DEModulator e daí leia-se as letras grandes, MODEM.

 

Escute as frequências de CB, os radioamadores , os sistemas de aviação, a telemetria dos aviões

comerciais, as rádios, entre outros…

 

Software Defined Radio (SDR), também conhecido como GNUradio, consiste no uso de um computador com placa de som e software adequado para “ouvir” (eventualmente emitir) emissões de rádio. Podemos comparar um SDR a um scanner de rádio, onde os curiosos passam horas a descobrir e ouvir frequências que chegam até à antena, sejam conteúdos de voz ou dados.

 

 

Quem nunca sentiu essa curiosidade…!!!???

 

Além do computador e respetivo software, é necessário um receptor que basicamente é um front-end de RF. O receptor envia em bruto aquilo que é captado e a aplicação faz o tratamento de sinal – desmodulação (FM, AM, USB, LSB, etc), controlo de ganho, filtros, etc. Apesar deste conceito não ser recente, nos últimos meses houve uma grande revolução!

 

No passado os entusiastas construíam o seu próprio sintonizador, agora são usados dongles USB de TDT (Televisão Digital Terreste). Dado o seu baixo custo (desde 16 euros) e a gama de frequências que consegue sintonizar… é perfeito!

 

Tudo começou quando Antti Palosaari, um finlandês que escreve drivers de placas TDT para Linux, descobriu as potencialidades de alguns dongles USB depois de os ter “snifado”. Concluiu que as placas baseadas num chipset específico – Realtek RTL2832U, eram perfeitamente controláveis e podiam enviar os dados para a aplicação. O primeiro relato da sua descoberta foi publicado em 9 de Fevereiro de 2012. Com o driver que foi escrito para este chipset, a magia acontece.

 

 

Rapidamente começou a corrida aos dongles e a investigação foi alargada à comunidade cibernética. Neste momento os dongles USB de TDT mais procurados são aqueles baseados no RTL2832U e o tuner da Elonics E4000, que permite varrer o spectrum desde os 60MHz até aos 1700MHz. Mas há outros que varrem a partir de mais abaixo, para que possamos escutar a faixinha mais querida do CB enquanto estamos no computador.

 

E como nem tudo o que se ouve é voz, algumas transmissões necessitam de software de descodificação adequado (software de descodificação de transmissões de satélites meteorológicos, telemetria de satélites e aviação, etc.).

 

  Para quem pretende ouvir as frequências da Polícia, Bombeiros, Táxis, etc... se bem que a maioria já passou para rádios de sistema digital (TETRA) cuja descodificação torna-se impossível de momento. Dentro da faixa de frequências… existe um mundo para explorar.

 

Escusado será dizer que outra vantagem é… ser um ótimo spectrum analyser!

 

Alguns links:

 

https://radioaficion.com/cms/mirics-msi3101-sdr-usb-dongle/

 

Hardware compatível: https://sdr.osmocom.org/trac/wiki/rtl-sdr

Drivers / Software: https://wiki.spench.net/wiki/USRP_Interfaces

HDSDR: https://www.hdsdr.de/

 

Procure também nos sites de compra como Ebay.

 

 

Fonte: PPLWARE.COM. Com comentários complementares do edior.

—————

Voltar